segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

13/05/2011 - 11° dia (sexta-feira)



Pela manhã do dia 13/05/2011 - sexta-feira, tomamos um "desayuno" (café da manhã), despedimos do pessoal, passamos na igrejinha da cidade e partimos para Santiago, capital do Chile, passando pelos famosos lugares das Cordilheiras dos Andes Argentino e Chileno, num total de 222 km.

As paisagens continuavam sendo únicas:






















A mais ou menos 20 km, encontramos um lugar muito visitado e histórico na história da Argentina é a "Puente Picheuta".

Puente de Picheuta: é uma ponte colonial de pedra que atravessa o rio de mesmo nome, com suas águas geladas e cristalinas. Os "Cascos Abovedados" (construções do século XVIII) podem ser observados em diferentes pontos estratégicos do percurso. Um deles é recomendável que se visite, localizado entre a Puente del Inca e Las Cuevas. Usada com objetivo comum de ligar comercialmente, em seguida, a região e servem para proteger as pessoas que viajam no Caminho Real, responsável pela comunicação para a Argentina com o país vizinho do Chile, é atualmente um espaço de turismo Picheuta inevitável.

O aguá é pura, cristalina e geladíssima.   

Zaqueu subiu em cima da ponte e levamos uma broca de um dos guias turísticos, fazê o que não tinha nenhuma placa advertindo nada. Então vocês quando for não pague o mico que pagamos heim? rsrsr.

Tive que tirar a foto rapidinho rsrsrs

Seguimos viagem.




Ligar de prática de ski no inverno

Punta de Vacas
Primeira vista do Monte Aconcágua

Uma paradinha para descanso em Los Penitentes, lugar de ski.






Visitamos a famosa "Puente del Inca" .

Situado na Cordilheira dos Andes, a 2.720 metros acima do nível do mar, a Puente del Inca, Andes é um lugar famoso pela sua ponte natural, curiosidade geológica única no mundo e declarado um Monumento Natural. A ponte foi formada pela ação das águas minerais. A vazão do rio é empurrado por sedimentos depositados no fundo de um vale e, em seguida, cimentadas por fontes de água quente. Estes dão a área de sua cor de laranjas, amarelos e ocres, e quaisquer objetos que são colocados abaixo deles com tanta força que por impregnação com sais minerais, que adquire uma aparência "petrificadas".

 Existem muitas lendas sobre a criação da ponte, com uma idéia comum e três finais alternativos:
Antes da chegada dos espanhóis, o herdeiro do trono do Império Inca estava sofrendo de uma paralisia grave e estranho. Depois de tentar todos os tipos de curas sem sucesso, os grandes sábios do reino aconselhado ao rei que seu filho só poderia ser curada em um galpão localizado em uma região remota no sul. Ele preparou então um grupo com os melhores guerreiros e caravana partiu do sul Qosqo. Depois de meses de passagem em que superou muitas dificuldades, resultou em altas montanhas e vi que do outro lado de uma ravina profunda que assola río_ _Por brotou uma águas tempestuosas de molas que iria curar o herdeiro.
  • guerreiros incas, para realizar o sonho do seu amado líder, se abraçaram e formaram uma ponte humana. Em seguida, o Inca, caminhando sobre as costas dos seus homens, levou seu filho para os banhos, onde encontrou a cura procurada. Quando seu olhar se voltou para agradecer a seus guerreiros, que foram petrificados, criando a famosa ponte.
  • No momento em que eles estavam refletindo sobre como atravessar o céu escureceu e sacudiu o chão de granito e foi abandonada desde os picos altos, enormes massas de pedra com um barulho terrível. Depois do acidente, viram os incas espantado a onipotência do deus Inti (o Sol) e Mama Quilla (Lua), tinha criado uma ponte que permita a fácil chegar à fonte maravilhosa. Encaminhados para o seu príncipe, que bebeu de suas águas e logo recuperou a saúde.
  • Sabendo que o rei não iria sobreviver a refazer o caminho que lhes permitiria atravessar o desfiladeiro, o comboio parou para passar a noite. O deus Inti, que tinha visto, desde que saíram do centro do império, desceu por detrás das montanhas movido pela dor que estes homens sentiam e decidiu ajudá-los a completar sua jornada. Ao despertar, os incas ficaram surpresos ao descobrir, como se você estivesse lá desde o começo dos tempos, uma ponte de pedra sólida, que levou para o outro lado do rio, onde estava a cura para o paciente.

Depois da visita à Puente del Inca, fomos até o Parque Provincial Aconcágua.

O Parque Provincial Aconcágua está localizado no noroeste da província de Mendoza, departamento Las Heras, está localizada a 165 km da cidade de Mendoza, e 75 km de Uspallata pela Ruta Nacional 7.
Dentro do parque está o Monte Aconcágua, de 6.962 m.
O monte Aconcágua - Sentinela de Pedra - é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo o Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Fica localizado nos Andes argentinos no Parque Provincial Aconcágua, cuja entrada fica próxima ao povoado de Puente del Inca.



Era 10 horas da manhã e ainda o lago estava com sua
superfície com uma camada de gelo

Vai um pedacinho ai???

Olhem o tamanho das pessoas em relação aos montes




Monte Aconcágua ao fundo

Laguna Horcones - 2.950 metros acima do nível do mar


No limite onde se encontra o Monte Aconcágua, está composta por vários níveis de rocha, em períodos distintos da história geológica da região.
Em uma dessas rochas podemos observar o molde de um molusco denominado "Amonite".
Não podemos saber exatamente a sua idade, certamente fora arrastada por geleiras e deve ter a idade aproximadamente que oscila entre 130 à 180 milhões de anos.

Os amonóides (do latim científico Ammonoidea), também chamados de amonites, constituem um grupo extinto de moluscos cefalópodes surgido no período Devónico e que desapareceu na extinção K-T, no final do Cretácico, que também vitimou os dinossauros.
As amonites eram animais marinhos, que ocupavam o nicho ecológico das actuais lulas. Tinham dimensões muito variáveis, desde alguns centímetros a um metro de diâmetro. O animal vivia dentro de uma concha espiralada de natureza carbonatada, semelhante à dos Nautilus actuais.
As conchas de amonite são um tipo comum de fóssil em formações marinhas do Mesozóico. Em estratigrafia, as amonites são consideradas excelentes fósseis de idade.
As amonites viviam no meio aquático e eram carnivoras, usavam os seus tentáculos como pés para se deslocarem.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ammonoidea

O monstro do Monte Aconcágua srsrs.

Essa senhora foi muito simpática conosco, argentina mais já mora nos EUA em Arizona/Texas já faz muito tempo.
Viu-nos descendo o monte, morto de cansaço e de fome, e nos deu um lanche...que lanche bom rsrs.

Logo que saímos do Monte, na beira da ruta 7, encontramos gelo.

Não resistimos e tivemos que descer para tocar.

Logo que passamos pela a Igreja do Cristo Redentor e estávamos à metros para cruzar a fronteira entre a Argentina - Chile, testemunhamos o momento sem dúvida mais maravilhoso que certamente nos aconteceu. Estava entrando no Túnel O Cristo Redentor, quando a Zaqueu pediu que parasse a XRE, quando descemos, o Zaqueu me mostrou um montanha que estava esculpida por Deus em gelo com a face de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi um momento bastante emocionante, pois o nosso destino era o Chile e bem naquele ponto vimos essa imagem Divina. Parecia que estava-nos dizendo: "seguem a viagem que sempre estive com vocês e sempre estarei". Observem a foto.




Atravessamos o Túnel Internacional Cristo Redentor e estávamos no CHILE.







Chegamos na capital do Chile - Santiago.



Santiago é a capital e o centro econômico do Chile, país mais desenvolvido da América do Sul. Sua área metropolitana, com mais de seis milhões de habitantes, fica encravada no pé da Cordilheira dos Andes. Em Santiago encontram-se o centro político, industrial e cultural do país, com muitos museus, centros de eventos, teatros, restaurantes, bares e muitas outras opções de diversão e cultura.






Chegamos já estava anoitecendo, o centro de Santiago é uma loucura, o fluxo de ônibus é imenso e o GPS não estava mapeado para o Chile, tivemos muita dificuldade para transitar, até que tive uma ideia, paramos num posto de gasolina e encontramos um taxista e pedimos para nos levar até o hotel. Show de bola, pagamos em torno de R$ 2,00 a corrida rsrsrs.

Dica: As vezes compensa deixar o veículo no hotel e fazer Tur pela cidade de taxi, o valor é bem barato, pois todos os carros dos taxistas são a diesel.

Ficamos no Hostel Cenfuegos Santiago. Logo na recepção encontrei um brasileiro tomando todas, nem deixou voltar para a XRE pegar as coisas e já pegou um copo pra mim, aí não teve jeito, comecei ali mesmo rsrs.

Tomamos banho e fomos jantar, no modo geral o custo para alimentação é bem salgadinha, mas encontramos um hotel com restaurante bem aconchegante e comemos um prato a base de carne e batata frita, normalmente é isso que eles também comem. O interessante é que não se pode tomar cerveja em qualquer lugar no Chile devido a fiscalização para coibir que crianças e adolescentes também bebam, então pediram que sentássemos nos fundos do restaurante caso fossemos beber.



Segue abaixo a planilha de despesas na Argentina Parte I:


Bom pessoal, chega de fortes emoções por hoje, amanhã tem mais.

6 comentários:

  1. Olá MArcos...show de bola essa viajem, tb estive por lá este ano, porém fui até uspallata de xre tb. deu pau no alarme e acabou zerando a bateria..
    infelizmente... te pergunto...pegou muito frio nesta época que foste pra lá??? na travessia da cordilheira, como estava a temperatura?? e quanto a chuvas, o q diz??
    sou de Americana-SP
    t+

    ResponderExcluir
  2. Olá, Éderson, td bem? Fico grato por acessar o Blog.

    Bom em relação a viagem, não poderia ter sido melhor graças a Deus, deu tudo certo, não pegamos frio e nem chuva nos 20 dias de viagem. A temperatura mais fria que pegamos foi na manhã em Uspallata, acredito que estava uns 8 graus, fora isso foi tranquilo. Sobre o alarme não coloquei por esse motivo, fiquei preocupado em pane, preferi colocar uma dispositivo escondido na motocicleta liga/desliga para cortar a corrente elétrica. E a sua viagem me conta mais. Abs.

    ResponderExcluir
  3. q legal!! ficamos 15 dias na estrada, dos quais dois passamos em uspallata devido a pane. Tb só pegamos dois dias de chuva, no primeiro e no ultimo e no mesmo lugar, na serra q divide sp do pr. fora isso muito sol e calo, frio, somente um pouco na serra de cordoba, nas " altas cumbres". A moto é excelente, pena a honda não avisar mais claramente dos riscos de se instalar o positron, me custou muito, tanto $$$ qto emocionalmente.
    estou começando um blog tb,
    http://motoaquilan.blogspot.com/2012/03/ideia-da-viajem.html
    ascessa lá e pouco a poco vo postando...

    e os policiais argentinos, teve problemas???
    e a próxima viajem, já tem destino traçado??
    t+

    ResponderExcluir
  4. Éderson, como trabalho em uma concessionária Honda, havia sido orientado pelo chefe da mecânica para não colocar o alarme, pois teria esse risco de acontecer o que houve com vc, aí onde vc mora o pessoal deveria ter te orientado mesmo, pois a viagem é extensa.
    Sobre seu blog já dei um olhada está ficando muito bom, a forma que vc descreve a introdução do planejamento da vigem me identifiquei bastante, principalmente nos "oceis estão louco" rsrsrs.
    Essa viagem foi muito abençoada por Deus, até os policiais foram super gente boa, só nos paravam para tirar fotos. Só no Paraguai pra variar, percebi que queriam levar vantagens nos pedindo passaporte, mas, fiquei na minha dizendo sobre o acordo entre alguns países do Mercosul nos isentando de tal documento, nos deram um chá de cadeira, mas depois nos liberou.
    Foi tão bom a viagem que se Deus assim permitir irei novamente em maio agora, praticamente a mesma rota, pois tem 2 amigos que viram o ouviram sobre a viagem e ficaram doidos para irem, aí já viu né, juntou a fome com a vontade de comer srsrss. Depois dessa vou sossegar um pouco (senão perco a esposa rsrs, e provavelmente em 2014 planejarei para ir para o Peru (Macchu Picchu).
    E vc qdo vai fazer a próxima?

    ResponderExcluir
  5. tb naum tive problemas com os "policia", fiz até foto com um da gerdarmeria, aqueles de uniforme verde florescente...gente boa!!!
    Penso em voltar a mesma rota talvez pra 2014, talvez um poco mais tarde, mais penso em incrementar um pouco e chegar até Ushuaia. ai se for, vai ser com uma moto maior...
    vou continuar postando aos poucos, se tiver mais amigos que quiserem vivenciar nossa experiencia, divulgue ai o blog, q vou divulgando o seu tb!!
    "...Suerte!!"
    t+

    ResponderExcluir
  6. Uma viagem espetacular com meu grande amigo irmão

    ResponderExcluir