quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

10/05/2011 - 8° dia (terça-feira)

Tomamos um café reforçado no hotel, que aliás foi muito bom e partimos para Venado Tuerto que fica à 381 Km seguindo as coordenadas do GPS o logo pegamos a ruta 8. Na estrela por volta das 13:00 hs paramos num restaurante muito bom na beira da estrada e comemos um pollo asado (frango assado), na TV estava passando um programa de humor os demais caindo na risada e nós sem entender nada, mais de vez em quando para não ficarmos sem graça, acabávamos rindo mesmo sem entender rsrsrs.

Em praticamente todo percurso à aproximadamente a cada 15 Km víamos um santuário todo vermelho, com fitas vermelhas e uma imagem com nome de "Gauchito Gil", depois que consultei o pai dos burros, que agora não é mais o dicionário e sim o google, descobri do que se trata, conforme abaixo:

Todo dia 8 de janeiro o Santuário de Mercedes recebe milhares de fiéis, devotos e curiosos para a grande festa em homenagem ao Gauchito Gil. Assim como Defunta Correa, Gacuhito Gil é um dos maiores santos populares da Argentina.

Em 12 de agosto de 1847 nascia Antonio Mamerto Gil Núñez, o Gauchito Gil. Conta a história que na época de sua juventude a Argentina sofria com uma longa Guerra Civil. Ele foi então recrutado pelo Coronel Juan da Cruz Zalazar para lutar na Guerra. Mas teria que lutar contra seus amigos e seus ideais.

Para não ir contra seus princípios, decidiu fugir, desertar. Era muito comum na Argentina dessa época que os gaúchos, principalmente homens do campo, fossem recrutados para o exército. E muitas vezes tinham que lutar contra vizinhos, amigos e até parentes, tudo para defender a causa política de seus comandantes.
Gauchito Gil foi acusado de deserção e perseguido pelo Coronel Zalazar e seu regimento. Escondido nas montanhas e cercado pelos homens do Coronel, Gil sobreviveu por mais de um ano, ajudado por amigos e pessoas que admiravam sua coragem. Depois desse tempo, os homens de Zalazar conseguiram capturá-lo e levaram-no ao coronel. Este lhe perguntou porque tinha desertado. Gauchito Gil respondeu que Ñandeyara, um Deus guarani, havia lhe dito em sonho que não havia motivos para essa Guerra sangrenta, e por isso decidiu pegar suas coisas e deixar o campo de batalha.

O coronel não aceitou as explicações de Gil, e o mandou a Goya para ser julgado. Ele começou a viagem escoltado por quatro soldados. Mas a grande preocupação de seus amigos era se ele chegaria vivo a Goya, pois muitos prisioneiros eram assassinados pelos soldados antes de chegarem à cidade. Os soldados costumavam dizer que os prisioneiros haviam tentado fugir e por isso eram executados. Gil não foi uma exceção à regra, acabou sendo morto oito quilômetros depois partida.

Antes de morrer, Gil pediu clemência aos soldados. Disse a um deles que sabia de seu filho muito doente, à beira da morte, e que poderia salvá-lo. O soldado não recuou e se manteve obediente ao Coronel. Gil então, antes de morrer, disse uma prece aos Deuses para que salvassem o filho do soldado. O menino realmente se salvou e Gauchito Gil foi considerado milagroso.

Em agradecimento pelo milagre, o soldado construiu uma imensa cruz de madeira no lugar onde Gil fora assassinado. Os peregrinos e devotos se tornaram cada ano mais numerosos. Mais tarde foi construído nesse lugar o Santuário de Mercedes. É costume dar ao santo cruzes de madeira, velas vermelhas, lenços e bandeiras vermelhas, para pedir ou agradecer por um milagre. Milhares de pessoas em toda a Argentina dizem ter sido abençoadas por Gauchito Gil, mesmo que a igreja católica não o reconheça como santo.


Li também que quando avistar pela primeira vez no dia qualquer santuário, deve-se buzinar duas vezes para o Gauchito Gil abençoar a viagem, por via das dúvidas eu buzinava todas as vezes.

Por volta das 17:00 hs chegamos em Venado Tuerto.

Venado Tuerto é uma cidade de 2ª categoria do departamento General López, ao sul da província de Santa Fé, República Argentina, com uma população de mais de 70 mil habitantes.
Foi fundada em 26 de abril de 1884 por Eduardo Casey e alcançou o status de cidade em 16 de dezembro de 1935.

Como não havia reservado algum hotel nesta cidade, fomos pedir indicação a uma casal em uma sorveteria "helado" e não só nos informou como fez questão em levar-nos ao hotel, mas, antes aproveitamos e tomamos um dos melhores sorvetes da Argentina o de "dulce de leche". Indo a Argentina não deixe de experimentar.

Ficamos no Bahu Hotel, site: http://www.hotelbahu.com.ar/, fomos muito bem recebido pelos proprietários, o Sr. Rene, que inclusive também é uma amante do motociclismo e já teve no Brasil algumas vezes com a sua Virago 1.100cc.

Saímos à noite e comemos um lanche mesmo, demos uma volta no centro, onde vimos que na maioria das lojas de móveis também vendiam motocicletas novas e depois voltamos para descansarmos, pois, a próxima cidade é São Luis, 471 Km.


Por hoje é só, amanhã têm outras surpresas, até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário