sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

09/05/2011 - 7° dia (segunda-feira)

Buquebus

Acordamos pela madrugada e fomos para o Porto de Colônia, pegarmos o Buquebus para fazermos a travessia para Buenos Aires.

O Buquebus é um ferry-boat (balsa) que transporta pessoas e veículos e faz a travessia do Rio de La Plata (Rio da Prata), interligando as cidades de Colonia del Sacramento (Uruguai) ou Montevidéo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina). O trajeto é feito por 2 tipos de barcos.
A partir de Colônia do Sacramento (distância de 50Km) o barco grande leva 3 horas e custa mais barato. O pequeno custa mais caro e leva 1 hora.

Localização do Buquebus:
  • Buenos Aires/Argentina (Puerto Madero): GPS Lat 34°35’51.75″S – Long 58°22’5.27″O
  • Colonia del Sacramento (Porto de Colonia): GPS Lat  34°28’31.72″S -  Long 57°50’33.70″O
Existem diversos horários de travessia e a passagem pode ser comprada pela internet através do site: http://www.buquebus.com/

Em Colônia o Buquebus fica no fim da Ruta 1 (Av. Roosevelt F. D.), no Porto de Colonia. Você tem que deixar o veículo fora do porto para comprar as passagens. Em Colônia eles aceitam cartão de crédito, mas nem sempre está funcionando. Você também poderá pagar em dólares.
Dica: Comprar pela internet fica pelo menos 10% mais barato.

Passo a passo – Procedimento para fazer a travessia de pessoas e carros no Buquebus:
  1. Cheque com 1h de antecedência, dando tempo para fazer toda a burocracia necessária de imigração;
  2. Parar o carro ou motocicleta no estacionamento e se dirigir à loja do Buquebus;
  3. Comprar e pagar as passagens (pessoas e veículo);
    Obs.: você também poderá comprar as passagens antecipadamente pela internet ou diretamente no local;
  4. Fazer o checkin (confirmar que fará a travessia) no balcão específico para isto;
  5. Fazer a imigração dos passageiros (apresentar RG ou passaporte) e apresentação da documentação do carro ou motocicleta (CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). Na imigração eles fazem o registro de entrada e saída no Uruguai e Argentina, recolhendo o cartão de saída do país de origem e entregando o cartão de entrada no país de destino;
    Obs.: caso o carro ou motocicleta não estiver no seu nome deverás apresentar a
    “Autorização para tráfego de veículo fora do território nacional“;
  6. Passageiros deverão entrar no ferry e o motorista ou motociclista deverá buscar o carro (os bancos da cabine de passageiros não são numerados, portanto as pessoas podem sentar onde quiserem);
  7. Somente o motorista ou motociclista deverá conduzir o veículo até o ferry;
  8. Carro é revistado quanto ao transporte de mercadorias ilegais antes de entrar no ferry e toda a documentação do veículo e do condutor poderá ser solicitada novamente;
  9. Entrar com o veículo no ferry;
    Obs.: deixe o veículo em 1ª marcha e com o freio de estacionamento acionado;
  10. O condutor deverá se dirigir à cabine de passageiros:
    Obs: ninguém poderá ficar no carro ou na área de transporte de veículos do ferry.
O interior do Buquebus é bem agradável. Possui uma ótima estrutura, com banheiros, poltronas confortáveis (mesmo na classe econômica) e mesas. Os carros ficam na parte inferior do barco. Nos andares superiores estão as poltronas, um bar e um free shop. O barco grande possui 4 andares e no último andar é possível ficar na parte exterior do navio. O barco Juan Patricio possui acesso a internet sem fio (wifi) grátis (travessia Montevidéu/Buenos Aires).

Existem duas classes de passagens, sendo a mais barata chamada de classe turista. A classe mais cara (primeira) possui algumas poltronas e mesas um pouco mais confortáveis, além de um outro bar próprio. A diferença de conforto não altera significativamente.

Depois que deixamos a XRE 300 no pátio, entramos para comprar as passagens e ao subir a escada que dava acesso as cabines, deu um estralo em minhas costas e começou a doer muito, fiquei em essa dor uma boa tarde da viagem, acredito que seja pelo fato da viagem mesmo, aconselho vocês usarem aquelas cintas largas para proteger a coluna, isso ajuda.

Compramos as passagens e também o transporte da moto, ficou num total de R$ 220,00, esse translato pela madrugada fica mais barato e você aproveita pois chega em Buenos Aires amanhecendo o dia.
Passamos pela imigração e embarcamos, não conseguia dormir nas poltronas confortáveis do Buquebus, pois estava muito ansioso para ver o amanhecer chegando pelo Porto Madero em Buenos Aires, enquanto praticamente todos dormiam, inclusive o Zaqueu, alguns se arriscavam no frio tremendo no superior no grande navio para fumar e eu para ver o dia amanhecer.

Depois de muito custo o Zaqueu tomou coragem e subiu também, mas, logo desceu rsrsrs.

A cada minuto estávamos chegando mais próximo da capital da Argentina.

Desembarcamos em Buenos Aires em Porto Madero e logo que pegamos a moto e saímos, um policial pediu apenas minha identidade e o documento da XRE 300, neste momento ele havia lido no meu RG apenas o nome do meu pai e queria que eu apresentasse uma declaração que meu pai havia me autorizado a viajar com a motocicleta, imagina a confusão, aí dei uma raspada no meu portunhol e disse No! Mi padre es Olívio. Yo soy João Marcos, propietario de la motocicleta. Com ajuda de uma policial que acompanhava, acabou explicando para ele e tudo deu certo.

Buenos Aires (lit. "Bons Ares", em português) é a capital e maior cidade da Argentina, atualmente é a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois de São Paulo.  A cidade está localizada na costa oriental do Rio da Prata, na costa sudeste do continente sul-americano. A cidade de Buenos Aires não faz parte da Província de Buenos Aires e nem é sua capital, mas sim, é um distrito federal autônomo. A Grande Buenos Aires é a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de mais de 13 milhões de habitantes.
A cidade é também o centro cultural de maior importância da Argentina e um dos principais da América Latina. A importante oferta cultural encontra-se representada na grande quantidade de museus, teatros e bibliotecas, sendo alguns deles os mais representativos do país. Também se destaca a atividade acadêmica, já que algumas das universidades mais importantes da Argentina têm sua sede em Buenos Aires. Deve destacar-se que a cidade foi eleita pela UNESCO como Cidade do Design em 2005. Redação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buenos_Aires
Estávamos no centro de Buenos Aires, ligamos o GPS, localizamos o endereço do Hotel e partimos. Trânsito muito bem sinalizado e têm policiais em todos os lugares e fluxo de motocicleta é pouco, mas, em compensação de carros e ônibus é imenso.

O hotel que separei para ficarmos, não estava mais atendendo, aí ficamos um pouco sem rumo e saímos perguntando para algumas pessoas indicações de alguns hotéis, e nada acontece por acaso o hotel que ficamos é fantástico, muito bom pelo atendimento e bom gosto, principalmente pela arte. Hotel Aires Porteños, na rua Peru 708 - San Telmo - Buenos Aires.

O engraçado é que o recepcionista nos entregou a chave do quarto e quando abrimos havia roupa de mulher em cima de uma das camas, sem entender nada fomos até a moto pegar as coisas, a primeira viagem eu levei um pouco das coisas e ao chegar no quarto havia uma colombiana chamada Diana, e ao me ver ficou sem entender nos comprimentamos e sai para pegar o resto das coisas, falei para o Zaqueu que levou o resto das coisas, aí que o moça ficou assustada e sem entender nada, foi quando fomos até a recepção para saber o que estava acontecendo. Bom em resumo ela foi colocado em outro quarto, de qualquer forma foi muito engraçado, depois acabamos pegando amizade com a Diana.

Depois saímos para fazer um tur pela cidade, onde visitamos a sede do governo federal "A Casa Rosada", Praças 25 de Maio e a praça da República, Catedral Metropolitana, a famosa rua Florida, o Obelisco e outros.

Voltamos para o hotel e dissemos para a recepcionista que para nossa sorte era brasileira que iríamos visitar o bairro La Boca para conhecer o Caminito e o Estádio de Futebol Boca Juniors, ela nos orientou que como já passava das 16:00hs era melhor que não fóssemos, pois depois das 17:00hs, lá a terra é de ninguém, até a polícia pede para os turistas irem embora. Então achamos melhor não arriscar.

A noite fomos comemorar meu aniversário numa churrascaria chamada El Desnivel.

El Desnivel - Defensa 855, San Telmo. Tel: 4300-9081 - Restaurante tradicional, sem maiores pretensões. Ambiente rústico e atendimento simples, no entanto a comida é barata e deliciosa. Recomenda-se o Vacio (Fraldinha) com Papas Fritas. Uma tradição é pedir uma Gazeosa (água com gás) e misturar um o vinho da casa.

Parabéns pra mim!
Por hoje é só, amanhã estaremos indo para Venado Tuerto. Mas, antes vai umas dicas de culinárias argentinas:

Informações da Culinária Argentina
*  Puchero - Cozido típico.
*  Parrillada - Churrasco numa chapa bem próxima à brasa. (Buenos Aires sem carne, não é Buenos Aires), diferente do churrasco brasileiro a preferência aos miúdos suínos e bovinos se faz presente na parrillada (Chouriços de sangue de porco, Linguiças e Chinchulines). Também assam na parrilla o peito de frango e o famoso Bife de Chorizo conforme é descrito abaixo.
*  Bife de Chorizo - Bife bem grosso e suculento, feito de uma parte do boi entre o contra-filé e a picanha.
*  Bife de Lomo - Bife também suculento, de Filé Mignon.
*  Empanadas - Os salgadinhos preferidos da Argentina, sendo uma espécie de pastel de forno.
*  Alfajor - Uma excelente pedida são os alfajores Havanna. Considere experimentar os deliciosos alfajores Abuela Goye, vendidos na Galeria Pacífico e os Cachafaz, vendidos em qualquer kiosk e em supermercados.
*  Facturas - Pães doces consumidos principalmente no café da manhã.
*  Medialunas - Pequenos croissants, doces ou salgados. Ótima opção para o café da manhã.
*  Sorvetes - Helados em espanhol.  Em estilo italiano, um dos melhores do mundo (experimente o de doce de leite ("dulce de leche").
*  Panqueque de dulce de leche - Sobremesa tradicional, panqueca recheada com o delicioso doce de leite argentino.
Os restaurantes encerram os serviços após as 16h e reabrem somente para o jantar. Os portenhos jantam tarde, normalmente depois das 21 ou 22h. O pagamento de serviço (gorjetas) não é obrigatório, mas eles inclui o uso da mesa, cadeiras, talheres, etc que fora usado, que fica em torno de 10%, onde acaba sendo como os 10% do garçon.