domingo, 19 de fevereiro de 2012

07/05/2011 - 5° dia (sábado)

Logo pela manhã, fomos ao banco e atravessamos a rua para trocar alguns Reais por Novo Peso Uruguaio, que na época a proporção era de R$ 1,00 para UYU 12,05. Até deste ponto que chamei de Brasil parte I, gastamos um total de R$ 1.082,31, conforme planilha abaixo:

O Zaqueu ficou meio confuso em trocar os seus Reais e não gastar tudo os Pesos Uruguaios, e ficar sem os Reais rsrsr, mais depois estava me dando show nos cálculos, pois tivemos que trocar nossas moedas ainda mais 4 vezes. Poderíamos ter providenciado um cartão internacional que a maioria dos bancos tem esse tipo de serviço, que é o recomendado devido ser mais seguro.

Bom, agora estamos a um passo para conhecer o segundo menor país da América do Sul, com cerca de 3,3 milhões de pessoas. Maiores informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguai

A poucos metros chegamos na Duana do Uruguai, preenchemos as papeladas de praxe apresentando nossas Identidades, CNH (até neste momento não pediram a PID - Permissão Internacional para Dirigir), documento da motocicleta e o seguro Carta Verde (maiores informações, no início deste blog) e partimos. A sensação em estar em outro país nos deixa apreensivo, pois já dizia meu pai "touro em terra alheia é vaca", ou seja, estávamos em terreno estranho, mais essa sensação foi ficando para trás junto com o rastro do pneu da motocicleta, pois a cada kilómetros éramos contagiados pelas belas paisagens, língua, culinária e pessoas de culturas bem diferentes da nossa e ainda tínhamos 344 km a percorrer até a capital do país, Montevidéu para ver muito mais.

A mais ou menos 30 km pela Ruta 9, encontramos o Forte de Santa Teresa.

A Fortaleza de Santa Teresa localiza-se na atual cidade de Castillos, Departamento de Rocha. Considerada a mais expressiva do país, esta fortaleza inscreve-se no Parque Nacional de Santa Teresa, criado para protegê-la. Integrava a antiga linha raiana denominada como Linha de Castillos Grande (Tratado de Madrid, 1750) e tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura, vizinho ao monte de Castillos Grande, cerca de vinte quilômetros ao sul da Lagoa Mirim. Redação de http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Santa_Teresa.

Fizemos a primeira parada para comer um sanduíche e tomar coca cola.
 Isso não falta em lugar nenhum.

Chegou um momento que particularmente estava muito cansado, foi quando demos uma pausa e deitei a margem da ruta 9, quando o Zaqueu gritou para eu sair daí, não acreditando muito, pois achei que fosse uma brincadeira, mas, não era, era uma cobra que estava perto de mim. Bom de uma coisa valeu, o sono desapareceu e seguimos viagem rsrsrs.

Na altura de 200 km já rodados, saí da ruta 9 e peguei a ruta 104 à esquerda, o Zaqueu ficou sem entender nada, mais eu sabia onde estava indo, pois fiz pelo menos umas 20 vezes todo o trajeto da viagem pelo Google Earth, mas fiz suspense também dizendo que não sabia ao certo, mais que iria continuar. 15 km depois estávamos em Punta del Este, uma cidade simplesmente linda e caríssima, conhecida como a Miami da América do Sul.

Localizada no departamento de Maldonado. Está entre os dez balneários de luxo mais famosos do mundo e é um dos mais charmosos da América Latina, oferecendo tanto praias oceânicas (oceano Atlântico) quanto de rio (Rio da Prata).

Conteúdo livre de Wikimedia Foundation

A cidade foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar, e seu primeiro nome foi Villa Ituzaingó. Em 1907, passou a se chamar Punta del Este.

Nas temporadas de verão o balneário ultrapassa os 200 mil habitantes. Redação de http://pt.wikipedia.org/wiki/Punta_del_Este.

Monumento Los Dedos (Monumento os Dedos)
ou La Mano (A Mão) na Praia Brava.
Tornou-se símbolo de Punta del Este,
desde a sua construção em fevereiro de 1982.

A própria

Ao chegar em Montevidéu a receptividade foi fantástica, como tínhamos uma bandeira brasileira na traseira da moto, as pessoas de carro buzinavam constantemente e gritavam: "Brasil, Brasil" sentimos bem acolhidos. Fomos direto para o Hi Montevideo Hostel http://www.montevideohostel.com.uy/, deixamos as coisas e fomos diretos tomar uma cerveja. Depois descobrimos que fora a melhor cerveja que tomados, e olha que tomamos várias srsrs. A cerveja chama "Patrícia", eta Patrícia gostosa rsrsrs, ainda tinha negra (preta) e clara (pilsen), ambas muito boas.

Dica: Pagamos em torno de R$ 7,00, carinha, mais o esquema é você comprar no mercado que é a metade do preço e levar para o hotel, pois nesta rede de hotel que ficamos praticamente em toda viagem, têm cozinha e tudo mais, aí só alegria.

Mais tarde voltamos para o centro para jantar e comemos um "chivito", prato típico do Uruguai, que por sinal estava muito bom. Após jantarmos, percebi que havia esquecido minha carteira (tinha que ter esquecido algo mesmo rsrsr). Deixei o Zaqueu lá como garantia e quando retornei vi que o garçom estava com uma cara de poucos amores, o Zaqueu meio diferente, aí perguntei o que havia acontecido. Em resumo, quando veio a conta o Zaqueu percebeu que o valor veio maior do que havíamos calculado e já pensou que o uruguaiano estava querendo nos passar a perna, haja visto que já sabíamos que comumente não se cobra os 10% do garçom, mas na realidade o que estava sendo cobrado a mais era o uso da mesa, cadeiras, talheres e etc. Mas, até ele conseguir explicar isso para o Zaqueu, quase saíram em vias de fato rsrsr, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Depois deste episódio, fomos contemplados com uma bela apresentação de "Tango el la Plaza del Estrevero" na Avenida 18 de Julio. Todos os fins de tardes de sábado casais se reúnem para escutar boa música e dançar em plena praça pública, um show a parte.